Não encontro um documento no Importador de XML Protheus. O que fazer?

Veja como encontrar um documento no Importador de XML Protheus.

Pode acontecer de você pesquisar um documento para realizar o lançamento no Importador XML do Protheus e não encontrar. Caso isso ocorra, realize os seguintes passos:

1. Certifique-se de que o documento fiscal já foi disponibilizado pela SEFAZ Nacional e está integrado ao site do ConexãoNF-e. Se ele ainda não estiver, clique aqui para verificar os motivos.

2. Já consultou no portal da ConexãoNF-e e o documento está devidamente integrado e com o estado Autorizado, e mesmo assim não aparece? Verifique se o Integrador está ativo. Para saber como identificar se ele está ativo, clique aqui.

3. Já verificou o passo anterior e o integrador está ativo? Acesse o importador e procure pelo documento via chave de acesso em Onde está o XML? Na tela inicial (dependendo da versão do seu importador, estará em Outras Ações > Onde está o XML?):

documentos-pendentes-de-importação-onde-esta-o-xml-01

Certifique-se de que incluiu a chave de acesso corretamente. 

Agora, explicando um pouco sobre as mensagens que aparecem ao clicar em Onde está o XML. Você irá se basear pelo tipo Situação, observe o exemplo a seguir:

situação-02

Pesquisando essa nota, ela está como Situação 7 = Pendente Importação. Isso significa que a nota já está na tela inicial do importador, e só é preciso filtrá-la e importá-la.

Algumas outras situações que podem aparecer são as seguintes:

Situação 1 = Em fila: nota está em fila para ser importada pela configuração de regra automática, basta aguardar.

Situação 2 = Importado: nota já foi lançada e encontra-se em Outras Ações > Docs Importados.

Situação 3 = Em processamento: nota está em importação pela regra automática.

Situação 5 = Cancelado: nota foi cancelada pelo emitente.

Situação 6 = Bloqueado: nota está bloqueada, a justificativa do bloqueio estará logo abaixo, na linha 1° Ocorrência e Bloqueio.

Além dessas situações, o importador pode alertar outras mensagens, como:

Mensagem 1: Procura na pasta: 'conexaonfe\recebimento\: Isso significa que a nota está na pasta de integração e está aguardando você clicar em Buscar Novos para ela ser lida:

documentos-pendentes-de-importação-buscar-novos-03

Após clicar em Buscar Novos ele irá alertar que existem X arquivos pendentes, basta clicar em Aguardar ou Segundo Plano para que a nota seja processada e liberada para lançamento na tela inicial do importador:

encontrado-novos-documentos-04

Se mesmo assim, após clicar em Buscar Novos ainda não encontrar o documento que você precisa, vamos ao último passo e o mais importante: verificar se o JOB de Leitura dos Arquivos está ativo:

Outras Ações > Suporte > Status Job:

outras-ações-suporte-status-jobs-05

A legenda Leitura de Arquivos precisa estar verde, se estiver vermelha, significa que o Job de Leitura de Arquivos está inativo:

Verde: Ativo

Vermelho: Inativo

situações-dos-serviços-06

Para saber um pouco mais sobre a função do Job de Leitura de Arquivos e como ativá-lo novamente, acesse a configuração do job de leitura de arquivos

Se mesmo após todos esses procedimentos você ainda estiver com dificuldades para encontrar o documento, entre em contato com um de nossos colaboradores pelo chat, no canto inferior direito da tela.