Principais perguntas referente ao integrador RM
1 - Quais banco de dados é suportado o integrador RM ?
R: Atualmente o é disponibilizado apenas para banco de dados SQL Server, banco de dados Oracle ainda está em estudo a viabilidade de desenvolvimento.
2 - Tenho ambiente Totvs Cloud, é possível instalar o integrador ?
R: Sim é possível, porém na etapa de copiar a DLL para a pasta RM.Net para o Jobserver deverá ser enviado para Totvs através da abertura de um chamado solicitando a colocação desse arquivo na pasta D:\Totvs\CorporeRM\RM.Net
3- É necessário efetuar algum acesso ao banco de dados para criação tabelas, procedures ou gatilhos ?
R: Não, tudo ocorre por dentro do RM, a criação de tabelas é feito pelo próprio recurso do RM chamado metadados e as procedures e gatilhos também são disparados através de uma fórmula visual que também é um recurso disponibilizado pela própria Totvs.
4- Irei perder a garantia e suporte do Totvs RM ?
R: Não, pois utilizamos os próprios recursos do Totvs RM afim de garantir que os clientes não percam garantia e suporte da Totvs.
5 - Até qual etapa o integrador interage com o RM ?
R: O integrador é responsável em disponibilizar o XML no cadastro de XML do próprio RM.
A partir dessa etapa o RM tem os próprios recursos para "consumir" os dados desse XML na entrada do movimento.
6 - O integrador não automatiza a entrada de movimento no RM ?
R: A entrada de movimento ocorre pelos próprios processos do RM após ler os dados do XML.
O integrador só disponibiliza o XML para o RM consumi-lo.
7 - Os vencimentos financeiros serão respeitados com os vencimentos do XML ?
R: Não, o RM gera os lançamentos financeiros baseado na condição de pagamento que está sendo utilizada no momento da inclusão, o RM não lê as informações de vencimentos financeiros do XML.
Nesse caso orientamos a trabalhar com Ordem de Compra e deixar informado nesse movimento ou utilizar uma fórmula visual para preencher a condição de pagamento que empresa entender ser correta dentro das regras de negócio definidas.
8 - Minha contabilização será alterada pelo processo de inclusão de movimento utilizando o XML ?
R: Nada muda referente a contabilização de movimentos, o RM continuará a contabilizar o movimento de entrada de NFe , NFSe e CTe conforme já é feito atualmente, através de evento contábeis associados ao tipo de movimento em questão junto com Default Contábil.
9 - Posso automatizar a escolha da Natureza de Operação de entrada de movimento ?
R: É possível utilizar as regras de tributação que o Totvs RM já fornece para automatizar a escolha da Natureza de Operação, só lembrando que esse é um recurso nativo do RM que pode ser utilizado independente da inclusão de movimento com XML, porém para automação de entrada de NFe e CTe em lote , é necessário estar com regras definidas.
10 - Não é possível automatizar a entrada de NFSe como é a de NFe e CTe ?
R: É possível incluir um movimento lendo dados de um xml que já esteja dentro do RM, porém não tem o processo em lote como existe para NFe e CTe, a Totvs por alguma razão não evoluiu o produto deles voltado para NFSe.
Porém como disponibilizamos os dados da NFSe em um metadados é possível através de consultores de Totvs RM criar uma automação através de fórmula visual lendo os dados do Metadados.
11 - É possível na tradução de itens ir para a tela de cadastro de produtos caso não encontre nesse momento ?
R: Sim, é possível ao abrir a tela para buscar o produto e não encontrar, clicar no botão "Incluir" que o RM irá para a tela de cadastro diretamente e após cadastrar voltar e concluir a tradução de item.
12 - É possível associar vários itens de produtos em xml a um único produto no RM ?
R: Sim, é possível associar vários itens de xml a um único produto no RM, por exemplo: Detergente, Sabão, Desinfetante, escova , todos eles serem apontados para um único item como "Produtos de Limpeza".
13 - Se eu excluir os itens do metadados ou por acidente excluir o metadados eu perco os XML no RM ?
R: Não, existem comandos de RESET no configurador que restaura os xmls que foram excluídos.
14 - É possível cadastrar fornecedores automáticos que não existem no cadastro.
R: Sim, existe esse recurso porém será feito um cadastro simples apenas com dados que estão no XML, se a regra de negócio depender de outras informações será necessário posteriormente completar esse cadastro.
15 - É possível definir uma série de NF padrão ?
R: Sim, somente para NFSe é possível definir uma Série padrão evitando a todo momento ter que ir até os parametros de movimento criar e associar novas séries que o fornecedor emitiu.
Para NFe e CTe não existe essa funcionalidade pois o XML que é disponibilizado é o mesmo que é disponibilizado pelo SEFAZ.