Manual de Utilização: Manifesto do Destinatário (MD-e)

Aprenda como consultar MD-e gerados para as notas fiscais do recebimento e do faturamento no Datasul.

Existem duas formas de atualização das informações relacionadas ao Manifesto do Destinatário no Portal, a partir do Importador Datasul. Isto deve ser configurado no programa de parâmetros (gati0101 / cnx0101).

Parâmetro / Manifesto automático

parametro-manifesto-automatico-datasul

Se desmarcado, o programa Importador irá apresentar em alguns pontos do processo de importação da nota, uma tela para que o usuário informe o Manifesto para aquela nota. 

desmarcado-o-programa-abre-uma-tela-para-fazer-o-manifesto-para-aquela-nota

O usuário poderá, caso deseje, informar o manifesto no início do processo de importação da nota através do botão MD-e na tela do Importador.

Se marcado, o programa Importador, ao final do processo de importação da nota, quando da atualização do documento no RE0101 (via rotina RE1005), irá gerar a informação para atualização da coluna Manifesto no Portal de forma automática.

marcado-ira-gerar-informação-na-atualização-da-coluna-manifesto-no-portal-de-forna-automatica

Opções de Manifesto do Destinatário

 Confirmação da Operação: Confirma a operação e o Recebimento da Mercadoria. Após enviada, o SEFAZ irá liberar o download do XML da Nota Fiscal. Está opção impossibilita que o fornecedor cancele a referida nota fiscal.

› Ciência da Operação: Declara ter ciência da operação destinada ao CNPJ, mas ainda não possui elementos suficientes para apresentar uma manifestação conclusiva, como as outras citadas. É opcional. Após enviada, o SEFAZ irá liberar o download do XML da Nota Fiscal.

› Desconhecimento da Operação: Declara desconhecimento da operação ao SEFAZ.

› Operação não Realizada: Declara que a Operação não foi realizada (com recusa do recebimento da mercadoria e NF). Neste caso de deve ser inserida uma justificativa do porquê a operação não foi realizada.