Confira como funciona o cancelamento de notas no Importador de XML Datasul.
As notas fiscais recebidas pelo programa Importador podem ser canceladas na SEFAZ pelo fornecedor, porém este processo pode ocorrer em três diferentes momentos no Importador de XML.
Nota disponível para importar
Se a nota fiscal for cancelada quando ela está disponível para importar, ou seja, quando ainda está aparecendo no programa (gati0102 / cnx0102), ela é marcada como cancelada e some da tela, não sendo mais possível recebê-la.
Nota fiscal já importada, mas não atualizada
Se a nota foi cancelada quando já havia sido importada, ela é eliminada do programa onde se encontra, seja ele o RE1001, RE2001 ou OF0305 nos módulos de Recebimento e/ou Obrigações Fiscais.
Nesses casos a nota não volta a ficar disponível na tela do Importador (gati0102 / cnx0102), sendo imediatamente marcada como cancelada e impossibilitando que seja novamente importada.
Nota fiscal já atualizada no estoque, contas a pagar e outros
Se a nota fiscal foi cancelada após o usuário importá-la e atualizá-la no RE1001 através da rotina RE1005, sua desatualização e eliminação não são realizadas de forma automática, devido à abundância de informações já relacionadas a ela.
Nesses casos é gerada uma linha de informação no programa gati0102d, acessado pelo botão Pendências localizado na parte inferior da tela do programa Importador.
Esse programa possui como única funcionalidade a desatualização de notas já canceladas na SEFAZ e que já foram atualizadas no ERP, motivo pelo qual não possui modo algum de filtro ou digitação, apenas sendo apresentadas nesta tela as notas que devem ser desatualizadas devido ao seu cancelamento ter sido realizado.
Neste procedimento é possível selecionar a ou as opções de desatualização que devem ser executadas.