Veja como habilitar a conferência dos impostos na classificação da pré-nota do Importador de XML para Protheus.
Para utilizar a conferência dos impostos na classificação da pré-nota, no Importador de XML Protheus, você precisa:
1º Certificar-se da compilação do ponto de entrada MA103BUT, responsável pela criação do botão Conferir Impostos no Documento de Entrada.
2º Ativar o parâmetro MV_XGTCIMP, indicando que será feita a validação dos totais de impostos ao confirmar o lançamento do documento.
Além disso, a conferência ao nível de item só será permitida caso a ordem dos itens do lançamento seja igual à ordem dos itens do XML.
Como utilizar
Na classificação da pré-nota ou na classificação direta, estará habilitado o botão Conferir Impostos em Outras Ações, durante o lançamento do documento.
Será aberta a tela com todas as divergências encontradas, entre elas: Base, Alíquota e Valor do Imposto correspondente para cada item e produto do lançamento, apresentando o valor do XML e o valor calculado da nota.
Para que as divergências sejam corrigidas, marque as ocorrências e clique no botão Corrigir. O sistema irá preencher o campo automaticamente com o conteúdo do XML.
A validação engloba os seguintes impostos: ICMS, ICMS ST, IPI, PIS, COFINS, FCP e FCP ST.
Após confirmar o lançamento, caso o parâmetro MV_XGTCIMP esteja ativo, será validado os totais dos impostos do XML contra os totais lançados e apresentar caso haja alguma divergência de valor, base ou alíquota.
Legenda vermelha indica diferença de valor, laranja indica diferença de base ou alíquota e verde quando os totais estão corretos.
Assim como a conferência por item, os totais também possibilitam a correção automática da base, alíquota e valor, porém, essa correção é destinada para correções menores.
Qualquer divergência grande indica que a TES preenchida pode estar errada, conforme é apresentado na mensagem.
Esta ação irá direcionar novamente para o documento de entrada para ser possível conferir visualmente a correção automática.
Ao confirmar novamente, caso não haja divergências, será validado se o total na NFe está correto, e assim é possível concluir o lançamento.