Veja como ativar a validação de condição de pagamento no Protheus.
A parametrização da rotina de condição de pagamento é uma das mais importantes para algumas empresas, além de facilitar muito a ação de vendas, pois as configurações podem ser usadas tanto nos documentos de entrada quanto em pedidos de venda.
Como ocorre a validação de condição de pagamento no Importador de XML da ConexãoNF-e
Na validação da pré-nota: É necessário ativar o parâmetro MV_XGTVCPP. Ao ativar esse parâmetro, o campo da validação de pagamento será habilitado na importação da pré-nota. Ele servirá apenas para validação, não irá carregar a condição para o documento, pois a pré-nota não tem esse campo para preenchê-lo.
Na validação da classificação: É necessário ativar o parâmetro MV_XGTDPCL. Ao ativar, na classificação, o vencimento e valor da duplicata será atribuído conforme o XML. Caso esteja diferente, será apresentado alerta.
Além disso, a condição de pagamento pode vir do pedido de compra ou do cadastro do fornecedor. Se for CT-e, existe um parâmetro que irá definir a condição de pagamento padrão.
E qual é a prioridade do importador?
A prioridade é pelo que digitar em tela. Primeiro, se no cadastro do fornecedor já tiver a condição, irá considerar do fornecedor, a menos que priorize sempre a condição de pagamento do pedido de compra pelo parâmetro:
MV_XGTCPPD - Sempre considera condição de pagamento do pedido de compra.
Você consegue acessá-lo na aba Pedido de Compra, em Outras Ações > Parâmetros:
Para mais informações sobre as condições de pagamento no Protheus, clique aqui!